domingo, 8 de junho de 2008

HARAJUKU....e não é de comer!!!!


Esqueça, tudo que já tiver visto e ouvido falar quando se diz respeito ao Japão, de hashi,suhi,sashimi, ou tudo que tenha iiii no final!
Para falar da moda japonesa, uma foto não basta, poucas descrições também não são capazes de traduzir o imaginário de signos que essa moçada é capaz de transmitir.
O estilo japonês possue uma identidade única, um poder simbólico ímpar, que emerge a um alcance mundial pela força da sua originalidade.
HARAJUKU, é uma famosa área aos redores de Tokyo que concentra a galera mais in do Japão.
E nem venha me dizer, que vai ter um monte de gente de olhinhos puxados, imitando aquele estilo globalizado não, eles possuem um poder de criação, que já atraiu cineastas, artistas e fotográfos.Mas onde quero chegar com isso????
Em 2005, em sua coleção Outono/Inverno Marcelo Sommer, explorou os nuances da gélida Islândia[calma, eu sei, que não tem nada haver com o Jpão..vou chegar lá] e no encarte do seu catálogo afirmou: "Islândia(..)eles não estão nem aí para moda(..)Estão tão distantes e isolados que acabam sendo descoladíssimos.Incorporam uma forma única, meio lúdica de viver longe de tudo.Isso que impressiona.Não é a natureza, não é o gelo.É o comportamento independente"
Mas e então???Islândia e Japão???o que tem em comum???Para mim,pobre admiradora do mundo fashion,eles possuem algo, que nosso país esta perdendo, o que se chama:Identidade Nacional.Não importa se o páis é puro gelo, e longe de qualquer cultura de massa, ou mesmo se é o mais avançado tecnologicamente,ambos possuem seu comportamento, como afirma Sommer, independente.
No Brasil a identidade nacional, foi engulida, por uma heterogeinidade de culturas de mídia, dominada pela cultura de massa, pela qual se regulamenta o poder simbólico e concretiza essa cultura exteriorizada como ápice da tendência dominante.Esatamos fadados a um empréstimo de valores globais, esvaziando cada vez mais o que resta da nossa propria identidade.Estamos vivendo um conformismo???
A identidade cultural externa venceu???Esta havendo um afastamento da identidade, dominada pela classe dominante???Onde foi parar nossa identidade????eu concordo, que estamos num mundo dominado pelo mercado,pela mídia, pela música;um mundo onde a representatividade neoliberal se tornou carro-chefe das relações,mas isso, não é barreira, para olharmos só para fora, como espelhos de nós mesmo.
E nossos valores???e nossa cultura???Onde foi para nossas raízes??????
PS: quem quiser ler sobre os HARAJUKU, esse link tem toda a história!

Nenhum comentário: