sexta-feira, 6 de junho de 2008

E não venha me dizer.....


Ontem estive pensando, sobre uma cena que presenciei a pouco tempo, e que me ligou em outro assunto muito interessante.O valor da griffe!


Um dia, estava com meu livro: "O Diabo Veste Prada", sob a cama, e uma amiga minha, inocentemente, perguntou: Prada é um tipo de roupa para o diabo????

Muitos poderiam rir...e outros poderiam ficar calados, porque insistentemente, também não sabem o que é Prada, nem Louis Vuitton, Chanel, Gucci enfim, as mais famosas e globalizadas marcas de griffe.Mas isso para mim não é motivo de chacota, sinceramente, mas sim de valores.


Por exemplo, e nem preciso ir muito longe no meu exemplo não...Se hoje, eu entrar na minha sala da faculdade com uma bolsa Louis Vuitton, que não custa menos que uns 15 mil reais, as pessoas, podem até reparar, na minha bolsa, por ser nova, mas nunca pela marca.Afinal, esse produto, não possui nenhuma simbologia de representação ao estamento que pertenço, e muito menos na comunidade na qual vivo.Isso seria o mesmo, que eu aparecer com a mesma bolsa em um baile funk.Eu não ia ter mais ou menos prestígio, e muito menos estaria carregando comigo, um signo de diferenciação, ou status.Acredito que muitos ali, poderiam achar até brega aquela bolsa, cheia de letrinhas..L e V.

Como cita Simmel, a moda é um produto de separação de classe, significa o pertencimento em relação aqueles que estão na mesma situação.

Mas e neste caso????

O status que a bolsa, ou qualquer outro artigo pode me oferecer, depende também, da posição pela qual me insiro, assim, eu não estar na mesma situação, não constroe uma imaginário de valores.

Esses valores só se constroem e possuem maior visibilidade, quando tenho uma relação semelhante com o outro.Assim, produtos falsificados das marcas mais famosas mundialmente produzem a ilusão da diferença e distinção mesmo sendo apenas copias do original.

E não venha me dizer, que alguém compra uma calça falsificada, por causa da qualidade oferecida pelo produto, pois sabemos, que não compramos a calça em si, mas sim a simbologia que esta inserida nela, melhor dizendo...a etiquetinha de 2 cm, no bolso, quase que invisivel aos olhos.


" A griffe é a marca que muda não a natureza material, mas a natureza social do produto" - Bourdieu


Por que será que temos essa necessidade de justificarmos em frente a sociedade??????

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa Bel,
a cada dia que visito a sua página me interesso mais a respeito da sua discussão =]
parabéns
adorei os textos..
bastante criativos

Thalita disse...

Concordo com o Ronaldo...a cada post, fica mais interessante!!
NOssa Bel...eu lembro no primeiro período quando vc levou uns catálogos e me mostrou...e lembro de vc me explicando que um desfile não é só um desfile...que não quer dizer q serão aquelas roupas q serão usadas na estação, mas sim as cores, as estampas...eu uma desacredita nas passarelas, ouvindo aquilo..rsrs..até comecei a entender um pouco!!
Sobre seu post...como a etiqueta faz a diferença...pra quem acredita nela!
;)

Unknown disse...

O seu blog é a sua cara. Bom pra ele, né?

Bj