terça-feira, 15 de julho de 2008

Personagens Ilustrados Fascinantes!


Como já dizia a grande majestade Coco Chanel; a moda não é apenas o que vestimos; a moda é o que fazemos com nossas idéias, o jeito pelo qual vivemos e o que fazemos para que isso ocorra.

A moda tem personagens que extrapolam nossa imaginação; temos em mente emblemas comuns, como o produtor, criador e nós, como compradores que nos satisfazemos com o alimentar da imagem de uma marca, com o prazer estético produzido sobre tecidos, a lógica da mudança sob a venda de imagens e a valorização do si, sob a aceitação do outro.


Mas nós, somos muito mais que meros consumidores que fazem com que a moda seja uma onda cíclica de valores e significados;somos personagens de um folhetim que funciona como uma tribo flexível, que muda com a velocidade de cada quinze minutos, lançando tendências e modismos, em uma fronteira de comportamento, onde o limite não esbarra em fronteiras, mas em gostos e escolhas.


Representamos uma camada, em que nossas escolhas,nossas mudanças, nossos gostos e identidades, se refletem em um mercado que busca entender aquilo que chamamos de estilo, de uma postura individual, de personificação de gostos e jeitos.Estilo é muito mais que apenas vestir.

Uma minoria consegue alcançar e assumir a diferença,assumir a busca de uma identidade, ou identificação, como citaria Hall, tão fragmentada com a globalização, poucos se arriscam a burlar o status social e ao giro intenso da moda, indo ao embate do status para ser um personagem..um ator social.


Erving Goffman cita, que o relacionamento humano assume a qualidade de uma máscara.Cada pessoa, assim, se veste de um personagem, e este, por sua vez, deve revelar seu eu, e ao mesmo tempo esconder seu self.Vivemos em um teatro de performances.


A moda, pode ser nossa máscara?

Ela é um picadeiro, onde escondemos nosso eu, para em um teatro de valores e imaginários, revelar nosso self????

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