terça-feira, 2 de setembro de 2008

Back!!!!!!!!!!!!!!!!


BACK!!!!!!!

1 mês já se passou e o blog manteve-se desativado. Aposto que isso se deve aos aparatos da vida pós-moderna, ou mesmo a minha conexão com Bill gates, que não estava tão bem assim, isso tudo pq ele resolveu ser ou fazer, o novo capitalismo social. Mas não vamos entrar nesse mérito, vamos sim, é retomar nossa eterna discussão sobre moda. Afinal, 1 mês sem escrever, não significa que nossa eterna queridinha saiu da pauta de borbulhamento perturbador da minha vida.

Estava analisando, esses dias, como a moda além de ser hoje, sinonimo de consumo de objetos, é muito além disso, um consumo de símbolos, que não se atreve a permanecer apenas na indumentária. Sabemos que a moda é refúgio para muitos – um carnaval de máscaras, diria eu – um meio de se manter, ou fingir ter, uma estabilidade através de um aparato que independe de um real status econômico.
A moda então, pode se aproximar de diversos adjetivos, que assim couber. Ela é distinção, quando se quer preservar o seu individualismo e sua singularidade; ela é imitação, quando não se quer andar sozinho no meio da multidão; ela é status social, quando se quer, mas não é; e a moda é ainda identidade, quando mesmo fragmentada, ou não constituída nacionalmente, tende-se a querer preservar aquilo que busca ser.

Mas, qual seria hoje o sentido da moda?
Ou melhor, teria hoje a moda, um sentido? Nessa overdose de modernidade?

Uma resposta daria como certa, a moda é efêmera; e é neste caráter provisório que ela se constitui, que faz com que a renovação, e sua maneira cíclica se mantenha entre os patamares de desejo de muitos dos quais, tem seus signos e códigos como viés alucinador de consumo.

Assim, podemos dizer que a moda, tem um sentido, dois, três, quatro...milhares, e daqui para frente, vamos analisar esses sentidos, aliados a história da moda, como ponto central para seu desenvolvimento até os dias atuais. Portanto, a moda é sem dúvida uma valorização individual de pertencimento e identificação social, tentaremos entender essas questões....

Back!!!!

Um comentário:

Carol Boaventura disse...

é verdade, garota borboleta.. ^^
é bom frizar o significado dessa palavrinha.. "moda" vem do latim "modus", que quer dizer modo, ou maneira.
A moda é um sistema sim, um sistema que acompanha época, lugar, ambiente, enfim... assim como toda forma de arte.
A evolução acontece e sempre acontecerá, realmente trata-se de um ciclo, um ciclo vicioso e deliciso, que sempre nos renova de alguma forma com uma certa forma "nostalgica inovadora". ;) hehe...
muito bons argumentos por aqui...
sabia que n me decepcionaria! hahahahahaha!!! =D
beijos!